Deputados definem Mesa Diretora com maioria aliada a Lira

148
O plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Brasília – A Câmara dos Deputados definiu há pouco em votação eletrônica a composição da Mesa Diretora da Casa, responsável pelas questões administrativas, logísticas e financeiras da Casa. Foram definidos os deputados Marcelo Ramos (PL-AM) para a primeira vice-presidência, André de Paula (PSD-PE) para a segunda vice-presidência, Luciano Bivar (PSL-PE) na primeira secretaria. Deputados votam neste momento o candidato que ficará com a segunda-secretaria.

Foram eleitas para terceira secretaria e quarta, Rose Modesto (PSDB-MS) e Rosangela Gomes (Republicanos-RJ), respectivamente.

Além de substituir o presidente em eventuais ausências, o primeiro vice-presidente faz pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução. O segundo vice-presidente substitui o presidente e o primeiro vice quando ausentes, examina pedidos de ressarcimento de despesas médicas dos deputados e trabalha na articulação da Câmara com os Legislativos de outras esferas administrativas.

O primeiro secretário cuida dos pedidos de informações a ministros, da decisão sobre recursos administrativos, das despesas da Câmara, do acesso à Câmara e do recebimento e envio da correspondência oficial da Casa. A segunda secretaria cuida de estágios, premiações e concessão de passaportes diplomáticos.