Crescimento de setor industrial da China desacelera em junho

314
Foto: Freeimages.com/ Martin Boulanger

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China caiu para 51,3 pontos em junho, após registrar 52,0 pontos em maio, de acordo com dados divulgados pelo instituto IHS Markit em parceria com o grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Apesar da queda no PMI, os indicadores de produção e de novos pedidos continuaram a expandir, embora em ritmo mais lento do que no mês anterior.

“As empresas pesquisadas disseram que o ressurgimento da covid-19 na província de Guangdong e no exterior impactaram tanto a oferta quanto a demanda”, de acordo com o economista sênior do Caixin Insigh Group, Wang Zhe. Segundo ele, o mercado de trabalho continuou melhorando.

Já as pressões inflacionárias diminuíram um pouco, mas os preços de compra das empresas e os preços de fábrica ainda aumentaram. A escassez de matérias-primas continuou em algumas regiões. “O setor industrial gradualmente voltou ao normal”, disse Wang Zhe.

No segundo semestre deste ano, o efeito de base baixo do ano passado enfraquecerá. “A pressão inflacionária, acoplada com a desaceleração econômica, ainda é um sério desafio para a China”.