Continua queda de preços reforça cenário de maior disponibilidade de animais prontos para o abate, aponta Minerva

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Minerva Foods / Foto divulgação

São Paulo – No segundo trimestre de 2023 (2T23), a Minerva abateu aproximadamente 6,3 milhões de cabeças de gado no Brasil, alta de 15% ante o 1T23 e 14% na comparação anual. O preço médio da arroba, segundo o indicador Boi Gordo ESALQ/BM&F para o Estado de São Paulo, foi de R$ 265,1 por arroba, queda de 7% na comparação trimestral e 18% na comparação anual. Em dólares, o preço médio do gado no trimestre foi de US$ 3,6 por kg, praticamente estável frente o 1T23 e queda de 19% na comparação com o mesmo período do ano anterior, informou a empresa, em seu panorama setorial divulgado na ontem (7/8).

“A continua queda de preços reforça o cenário de maior disponibilidade de animais prontos para o abate, impulsionado pela inversão do ciclo pecuário”, comentou a empresa.

No mercado externo, as exportações brasileiras de carne bovina da Minerva alcançaram 472 mil toneladas no 2T23, uma expansão de 18% frente ao trimestre anterior. A receita de exportação no 2T23 alcançou US$ 2,4 bilhões, um crescimento de 19% frente ao primeiro trimestre do ano. A performance do trimestre reflete o retorno das exportações de carne bovina para a China, ocorrida ao final do 1T23.

No primeiro semestre do ano, as exportações totalizaram 883 mil toneladas. A receita de exportação no período foi de US$ 4.4 bilhões.

Nesse 2T23, o preço médio da carne bovina em dólares atingiu US$ 5,0/kg. Em reais, o preço médio do trimestre foi de R$ 24,6/kg, permanecendo praticamente estável frente ao trimestre anterior.

A China permaneceu como o principal destino das exportações de carne bovina brasileira no 2T23, com um market share de 63%, uma redução de 7 p.p. na base anual. Como segundo destino, o Chile que representou 5% do total exportado, seguido pelos Estados Unidos representando 4%.

Vale destacar o crescimento das exportações com destino aos Estados Unidos, refletindo o cenário negativo do ciclo bovino do país.

No mercado interno, por sua vez, o consumo interno de carne bovina no segundo trimestre seguiu com o nível de demanda ainda pouco aquecido, refletindo a sazonalidade do consumo no período e as incertezas no cenário macroeconômico, comentou a Minerva.