Conta corrente da eurozona tem superávit de 12,0 bi de euros em maio

Foto: União Europeia

São Paulo – A conta corrente da zona do euro registrou superávit de 12,0 bilhões de euros em maio, em bases ajustadas sazonalmente, após saldo positivo de 22,0 bilhões de euros em abril. Os dados foram divulgados pelo Banco Central Europeu (BCE).

O saldo da conta corrente mede as trocas com o exterior em mercadorias, serviços, rendas e transferências unilaterais. A balança de bens apresentou superávit de 25,0 bilhões de euros em maio, mesmo saldo positivo do mês anterior. O resultado do período refletiu exportações de 209,0 bilhões de euros e importações de 184,0 bilhões de euros.

A balança de serviços teve superávit de 6,0 bilhões de euros em maio, após o saldo positivo de 9,0 bilhões de euros de abril. O balanço de rendas teve saldo negativo de 5,0 bilhões de euros, após o superávit de 1,0 bilhões de euros do mês anterior. As transferências unilaterais tiveram déficit de 14,0 bilhões de euros, após o saldo negativo de 13,0 bilhões de euros do mês anterior.

O BCE informou ainda que o superávit em conta corrente nos 12 meses encerrados em maio atingiu 310,0 bilhões de euros – o que representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do bloco -, acima do saldo positivo de 228,0 bilhões de euros registrado nos 12 meses até maio de 2020.