Confiança do comércio se acomoda em fevereiro, diz FGV

686

São Paulo, 25 de fevereiro de 2021 – O índice de confiança do comércio (Icom) interrompeu quatro meses seguidos de queda e oscilou em alta de 0,2 ponto em fevereiro em relação a janeiro, a 91,0 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No período, houve alta da confiança em três dos seis principais segmentos do setor.

A abertura do dado mostra que o resultado reflete a piora da avaliação em relação ao cenário presente combinada com uma melhora sobre o futuro. Em base mensal, o Indice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 3,5 pontos, a 86,5 pontos, no menor nível desde junho de 2020, enquanto o Indice de Expectativas (IE-COM) teve alta de 3,8 pontos, a 95,9 pontos, no maior valor desde fevereiro do ano passado.

O coordenador da pesquisa na FGV, Rodolpho Tobler, observa que depois de quatro quedas consecutivas, a confiança do setor se acomodou em fevereiro. “Mas ainda é preciso cautela. O cenário nesse início de ano não é muito animador para o setor, mas há uma melhora nas expectativas, que podem ser interpretadas como redução do pessimismo”, avalia.

A edição deste mês coletou informações de 800 empresas entre os dias 1 e 23 deste mês. A próxima divulgação da sondagem do comércio será em 24 de março.