Confiança da indústria mantém recuperação em junho, diz FGV

152

São Paulo – A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) sinaliza recuperação pelo segundo mês seguido, após o tombo histórico em abril. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a confiança do empresariado industrial deve subir 15,2 pontos em junho em relação ao dado final de maio, para 76,6 pontos. Caso o resultado se confirme, será a maior variação mensal positiva da série.

Segundo a FGV, o avanço da confiança em neste mês é resultado da melhora da avaliação dos empresários tanto em relação ao presente e, principalmente, em relação ao futuro. Em base mensal, o Índice da Situação Atual (ISA) indica alta de 9,2 pontos, para 77,8 pontos, recuperando o equivalente a um terço da perda de abril, enquanto o Índice de Expectativas (IE) deve saltar 20,6 pontos, a 75,5 pontos, recuperando nos últimos dois meses mais da metade da queda registrada em abril.

Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) sinaliza recuperação de 5,9 pontos percentuais (pp), a 66,2%, resultando que ainda manteria a média do segundo trimestre 14,5 pp abaixo do primeiro trimestre.

Para a prévia deste mês foram consultadas 782 empresas entre os dias 1 e 18. O resultado da pesquisa será divulgado na próxima segunda-feira (29).