Confiança da construção sobe pelo segundo mês seguido em junho

307

São Paulo – O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu pelo segundo mês consecutivo em junho, avançando 5,2 pontos em relação a maio, para 92,4 pontos, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Com a maior alta mensal desde julho do ano passado, o Indicador de Confiança da Construção recuperou o nível do início do ano”, avaliou Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da construção do FGV IBRE.

“A grande questão que se levanta é em que medida essa melhora se sustenta, ou seja, se a demanda suportará o repasse dos aumentos de custo”, prosseguiu ela.

O resultado reflete a melhora da avaliação dos empresários tanto em relação ao presente quanto em relação ao futuro. Em base mensal, o Índice da Situação Atual (ISA-CST) avançou 4,0 pontos em junho, a 89,5 pontos, e o Índice de Expectativas (IE-CST) subiu 6,4 pontos, a 95,4 pontos.

Já o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da construção teve alta de 3,0 pontos percentuais (pp), a 77,4%, refletindo a melhora dos sub-índices de mão de obra e do nível de atividade de máquinas e equipamentos.

A edição de maio da sondagem coletou informações de 664 empresas entre os dias 1 e 23 deste mês. A próxima divulgação ocorrerá em 27 de julho.