Consórcio Luz de Itanhaém vence leilão de PPP de iluminação pública

1661
Foto: Divulgação/Caixa Econômica Federal

São Paulo – O Consórcio Luz de Itanhaém venceu a disputa pela parceria público-privada (PPP) de iluminação pública, no leilão realizado pela prefeitura de Itanhaém (SP) nesta quinta-feira, na B3, com a oferta de R$ 413,3 mil, o que representa um deságio de 54,51%. A concorrência teve o intermédio da Secretaria Municipal de Serviços e Urbanização do município paulista e a concessão administrativa prevê a prestação de serviços de iluminação pública por 13 anos. O consórcio foi representado pela corretora Itaú.

O projeto foi estruturado pela Caixa Econômica Federal, com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada, FEP Caixa.

Serão investidos aproximadamente R$ 90 milhões ao longo dos 13 anos de contrato, com a modernização integral dos mais de 28 mil pontos do parque de iluminação da cidade. O projeto prevê a substituição de 100% dos pontos de iluminação pública, incluindo o atendimento de demanda reprimida, além de maior eficiência operacional por meio da implantação de sistemas de telegestão.

Enfrentamos muitas dificuldades na manutenção do parque de iluminação e sabemos o quanto esse projeto será um divisor de águas para a cidade, com ganhos em economicidade, eficiência e sustentabilidade. Itanhaém muda de patamar a partir de hoje. O consórcio vencedor será um parceiro e tenho certeza que eles vão tratar o município com muito respeito, afirma Tiago Rodrigues Cervantes, prefeito Itanhaém.

Para a presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, a perspectiva é de ampliar investimentos em parcerias com estados e municípios. Com o novo marco das PPPs, anunciado pelo Governo Federal, a Caixa vai potencializar ainda mais sua atuação no setor. O novo modelo, que prevê garantias da União, busca destravar projetos de infraestrutura, facilitando as operações, explica.

A B3 informou que o objetivo do leilão era selecionar a proposta mais vantajosa, mediante critério de menor valor de contraprestação mensal máxima. A concessão prevê a instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública.

Aqui na bolsa do Brasil, temos o orgulho de contribuir para a agenda de infraestrutura no país, prestando um serviço técnico, imparcial e transparente, que conecta bons projetos ao mercado. Por isso, agradecemos a confiança e parceria do município de Itanhaém em escolherem a B3 para a realização desse leilão, disse Guilherme Peixoto, superintendente de Processos Licitatórios da B3.