China estuda fechar consulado dos EUA em Wuhan

862
O vice-primeiro-ministro da China, Liu He, ao lado do ex-presidente norte-americano, Donald Trump, na Casa Branca / Foto: Shealah Craighead/ Casa Branca

São Paulo – A China está considerando a possibilidade de fechar o consulado dos Estados Unidos na cidade de Wuhan em resposta à demanda de Washington para encerrar a missão chinesa na cidade de Houston, informou a “Reuters” citando uma pessoa com conhecimento direto do assunto. As informações são da agência de notícias “Sputnik”.

No início do dia, o jornal oficial chinês “Global Times” informou que o governo dos Estados Unidos havia ordenado o fechamento da missão diplomática em 72 horas.

Em resposta, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, pediu a Washington que revogasse imediatamente a decisão, acrescentando que, se a decisão não for cancelada, Pequim certamente retaliará.

Quando solicitado a comentar as reportagens da mídia de que documentos estavam sendo queimados no pátio do consulado chinês em Houston, Wang afirmou que “o consulado geral funciona de maneira normal”.