Casos de covid-19 na China tem a maior alta diária desde março

336
coronavirus, China, Xi Jinping
O presidente da China, Xi Jinping. (Foto: Divulgação/ Conselho de Estado da China)

São Paulo – O número de casos do novo coronavírus na China subiu em 68 em 24 horas, para 83.959, marcando a maior alta diária de infecções desde março, em meio a preocupações de um novo surto na região autônoma de Xinjiang. Os dados são da Comissão Nacional de Saúde.

Entre os novos casos na China, 64 são de transmissões locais, sendo 57 em Xinjiang, um em Pequim e seis na província de Liaoning, onde fica o porto de Dalian e a bolsa de referência de contratos futuros de minério de ferro. O número de mortes na China permaneceu inalterado em 4.634.

A Comissão Nacional de Saúde reportou 16 novos casos suspeitos, e 34 novos casos de infecções sem sintomas, 28 deles de transmissões locais. Além disso, 306 pacientes assintomáticos estão sob observação médica, mostram os dados.

A região autônoma de Xinjiang abriga os uigures, uma população muçulmana turca indígena e outros grupos étnicos de minorias. Pequim tem sido acusada por países como os Estados Unidos de violações de direitos humanos, além de detenção arbitrária em massa e abuso físico contra as minorias.

Nas regiões administrativas especiais da China, foram confirmados 3.286 casos, sendo 2.778 deles em Hong Kong, com 22 mortes e 1.486 paciente dispensados; 46 em Macau, onde 46 pacientes receberam alta; e 462 em Taiwan, onde houve sete morte e 440 pacientes foram liberados do hospital.