Casa Branca afirma que Rússia pode invadir Ucrânia durante Olimpíadas

452

São Paulo – O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan alertou que a Rússia poderia potencialmente lançar uma invasão do país “a qualquer momento” – possivelmente até mesmo durante as Olimpíadas.
“Continuamos a ver sinais de escalada russa, incluindo novos soldados chegando à fronteira ucraniana”, disse Sullivan durante entrevista coletiva na Casa Branca. “Quero deixar claro: [a invasão] poderia começar durante as Olimpíadas, apesar de muita especulação que só aconteceria após os jogos”, completou.
Sullivan fez um apelo para que todos os norte-americanos saiam da Ucrânia “assim que possível”. Ele ainda ressaltou que os Estados Unidos não estão certos de que o presidente russo Vladimir Putin tomou uma decisão final de invadir a Ucrânia.
“Não sabemos exatamente o que vai acontecer, mas o risco é alto o suficiente, assim como as ameaças são iminentes. Quem decidir por ficar [na Ucrânia] estará assumindo riscos, sem nenhuma garantia de que haverá outra oportunidade para sair”, disse Sullivan.
A Rússia passou meses aumentando sua presença militar em vários pontos ao longo da fronteira ucraniana. Mais de 100.000 tropas russas estão atualmente estacionadas lá.
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou uma chamada de vídeo com vários líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para discutir a escalada do Kremlin na fronteira Rússia-Ucrânia.
Além dos Estados Unidos, Japão, Holanda, Coréia do Sul, Reino Unido e Israel já solicitaram que seus cidadãos deixem a Ucrânia.