Carrefour conclui conversão das lojas Makro para Atacadão

663
Foto divulgação: Carrefour

São Paulo – O Grupo Carrefour Brasil converteu integralmente todas as lojas adquiridas do Makro Atacadista para a bandeira Atacadão, o que resultará no desembolso de R$ 1,957 bilhão, que compreendeu a aquisição de 29 lojas (22 próprias e sete alugadas) e 13 postos de combustível, após a transferência definitiva das duas últimas lojas próprias.

Em 1 de junho, a companhia concluiu a inauguração de todas as lojas, com exceção da loja alugada e respectivo posto de combustível em São Gonçalo (RJ), que foi excluída da transação, por questões negociais junto ao proprietário do imóvel, informou em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O total desembolsado está sujeito a determinados ajustes adicionais e a transferência definitiva das duas últimas lojas próprias está atualmente em fase final de registro nos respectivos cartórios de registro de imóveis (Maceió, AL e Teresina,PI).

A operação foi anunciada pela companhia em 16 de fevereiro de 2020.

“A companhia reconhece a conversão rápida e eficiente das novas operações para a bandeira Atacadão liderada pelo Diretor Vice-Presidente de Operações, Marco Oliveira, resultando na reabertura das 28 lojas adquiridas (uma das 29 lojas foi convertida em atacado de entrega pelo Atacadão). Os resultados foram satisfatórios e significantemente acima das estimativas iniciais”, disse a empresa.

PROJEÇÕES

A varejista informou que a conversão foi feita em seis meses ante a previsão inicial de 12 a 15 meses e até final do ano, e divulgou a estimativa de que em quatro anos as 28 lojas novas lojas do Atacadão somem R$ 350 milhões ao ano ao ebitda do grupo. Em 2020, o Atacadão totalizou ebitda de R$ 3,6 bilhões. Como resultado, a empresa revisou o crescimento da receita para cima para 100% versus a meta anterior de 60%, para R$ 5,4 bilhões em receita bruta (R$ 4,9 bilhões em receita líquida) em quatro anos para as 28 lojas.

Atualmente o Atacadão opera 233 lojas e 30 atacados de entrega, totalizando 263 ativos e o grupo tem a expectativa de abrir mais 16 lojas do Atacadão e três atacados de entrega em 2021, atingindo assim 249 lojas e 33 atacados de entrega ao final deste ano.