Caixa e Correios anunciam parceria para oferecer serviços à população até o fim do ano

130
Foto: Divulgação/Caixa.

São Paulo – A Caixa Econômica Federal (Caixa) e os Correios anunciaram nesta segunda-feira o compartilhamento de suas estruturas, processos e serviços, a ser implementado em todos os municípios do Brasil até o fim do ano, por meio de um acordo de cooperação técnica. A intenção, com a parceria, é ampliar o serviço e reduzir custos, começando a parceria em localidades onde não há serviços bancários.

A proposta da parceria é disponibilizar à população serviços que são realizados nas duas empresas, como relacionados ao PIS, Seguro-Desemprego, Bolsa Família e FGTS nas agências da estatal de entregas, assim como clientes do banco poderão fazer a postagem e retirada de encomendas em agências lotéricas, por meio de sistema chamado “Ponto de Coleta”.

O presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, disse que inicialmente foi feito um teste em uma agência dos Correios localizada no município de Peixe-Boi (PA), com 8,2 mil habitantes e uma dificuldade logística por suas características geográficas, com a oferta de um serviço relacionado ao Bolsa Família. “As pessoas na cidade de Peixe-Boi faziam um deslocamento físico de cerca de 150 quilômetros para ir à uma agência da Caixa, por um custo estimado em R$ 70, para buscar os serviços voltados aos programas governamentais. É uma economia muito significativa para essa população”, comentou Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa, em entrevista a jornalistas. Atualmente, o município de Peixe-Boi já tem cerca de 100 serviços compartilhados entre as empresas.

“Temos um país com dimensões continentais, muitas vezes as pessoas precisam realizar longos deslocamentos, a parceria visa ampliar os serviços para auxiliar a população”, acrescentou Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, na coletiva.

O presidente da Caixa disse que a ideia é usar o modelo de correspondente bancário autorizado pelo Banco Central e ter todos os serviços contemplados até o final de 2024. O serviço deve beneficiar, principalmente, municípios em regiões mais remotas do país, ampliando o acesso da população a serviços bancários.

“A ideia é levar esses serviços a todas as cidades do país, principalmente em locais onde não há serviços bancários, mas têm uma agência dos Correios”, pontuou Vieira.

O cronograma deve considerar um tempo de aprendizagem dos serviços pelas equipes das duas empresas.

Atualmente, existem 500 agências lotéricas que já estão cadastradas para essa parceria com os Correios.

“Na minha visão, na velocidade que a gente trabalha, acho que até o fim do ano todas as cidades vão estar com esse serviço”, disse Vieira. “Até o final do ano, todos os serviços estarão disponíveis nas agências dos Correios e dos Correios, na Caixa”, garantiu.