Cade reprova aquisição do Grupo Smile pela Hapvida

604
Divulgação/Hapvida

São Paulo, SP – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reprovou, na sessão de julgamento desta quarta-feira (10), a aquisição do negócio de planos de saúde do Grupo Smile pela Hapvida, com transferência de ativos relacionados ao mercado de serviços médico-hospitalares.

A análise do ato de concentração realizada pela Superintendência-Geral e pelo Departamento de Estudos Econômicos do Cade demonstrou a existência de preocupações significativas decorrentes da operação, principalmente nos segmentos de planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares, coletivos por adesão e coletivos empresariais.

Além da alta concentração resultante do negócio, que tem foco na região Nordeste do Brasil, foi identificada a possibilidade de redução da rivalidade e agravamento do cenário atual, principalmente nos estados de Alagoas e Paraíba, que já apresentam baixa concorrência efetiva.

“Três operadoras, Unimed, Hapvida e Smile, juntas, possuem quase 90% do mercado (na região Nordeste). A análise de rivalidade junto a outros elementos motiva a recomendação de reprovação”, explicou o conselheiro relator do caso, Luis Braido.

Por não terem sido verificadas soluções que diminuíssem as preocupações concorrenciais constatadas, o negócio foi reprovado pela maioria do Tribunal do Cade.