BTG vê situação atual do Brasil melhor que no início do ano e prevê IPCA de 2023 abaixo de 5%

887

São Paulo – Durante fechamento do AgroForum 2023, evento realizado hoje pelo BTG Pactual, o economista-chefe da empresa, Mansueto Almeida disse que o momento atual do Brasil é melhor que o observado no início do ano, com o avanço do arcabouço fiscal e reforma tributária, e previu que ao final do ano o Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique abaixo dos 5,0%.

Almeida observou que, antigamente, a independência do Banco Central (BC) era um tema proibido no Brasil, enquanto atualmente a situação se inverteu totalmente, sendo elogiada pela classe política e empresarial.

Seguindo esta linha, o economista fez questão de elogiar o ministro da Economia, Fernando Haddad, e avaliou que o mandatário da pasta tem feito um bom trabalho, emitindo os sinais corretos ao mercado.

Questionado sobre o cenário internacional, o chairman e sócio sênior do BTG, André Esteves, disse que a China está vivendo uma clássica crise imobiliária, e se disse preocupado com o estilo da liderança atual do país asiático: “O aumento do estado chinês na economia tirou o ímpeto empresarial. Estou preocupado no curto prazo”, avaliou.

Esteves ainda disse que a alta recente do dólar no Brasil tem relação direta com o avanço das taxas de juros de médio e longo prazo, e não com fatores domésticos.