BTG Pactual inclui Vibra, Prio, Metalúrgica Gerdau, Auren, Embraer, Locaweb e Inter nas carteiras de novembro

382

São Paulo – O BTG Pactual divulgou as dez ações que compõem sua Carteira Recomendada 10Sim de novembro, com a mudança de duas de suas recomendações. Vibra e PetroRio (Prio) entram no lugar de Hapvida e Petrobras. Neste mês, a corretora fez novos ajustes no portfólio, buscando aumentar a diversificação e evitar nomes mais arriscados. O BTG também incluiu Metalúrgica Gerdau e Auren Energia e Embraer, Locaweb e Inter nas carteiras recomendadas de dividendos e Small Caps (veja abaixo).

“Nos últimos meses, gradualmente tornamos nosso portfólio mais defensivo e buscamos ações menos expostas à dinâmica da economia brasileira. No mês passado, cortamos nossa exposição ao varejo e ao setor imobiliário, substituindo-os por software (Totvs) e serviços básicos (Equatorial)”, comentou a corretora.

Com as duas mudanças, as dez ações escolhidas são: PetroRio, Mercado Livre, Vibra, BB Seguridade, Totvs, Equatorial Energia, Eletrobras, Vale, Itaú Unibanco e Rumo.

Sobre a troca da Hapvida pela Vibra, o BTG disse que o mercado brasileiro de distribuição de combustíveis está melhorando, com as margens dos grandes players subindo estruturalmente. “Vemos a Vibra sendo negociada a 13x P/L 2024, mas com a expectativa de que as margens aumentem, os valuations podem, na verdade, estar em algum lugar entre 11-12x”, explicou o BTG.

Já a mudança da Petrobras pela PetroRio, foi influenciada pelo novo plano estratégico de cinco anos da Petrobras, que será anunciado no final de novembro. “Vemos o risco de decisões de alocação de capital frustrarem o mercado. Além de também se beneficiar dos altos preços do petróleo, a PetroRio negocia com um valuation muito atrativo (2,7x EV/ EBITDA 2024) e deverá gerar um yield de fluxo de caixa de 20% em 2024. Se a empresa não puder executar outro M&A considerável no curto prazo, dada a sua alavancagem relativamente baixa (0,9x dívida líquida/EBITDA 2023), esperaríamos que ela retornasse parte relevante do excesso de caixa aos acionistas (por meio de dividendos e/ou recompras)”, concluiu.

Em outubro, o desempenho da carteira 10SIM foi de -3,9%, vs. o Ibovespa (-2,9%) e IBrX-50 (3,0%) Desde 31 de dezembro de 2022, o portfólio 10SIM subiu 10,5%, contra uma alta de 3,1% do Ibovespa e de 1,8% para o IBX-50. A taxa de empréstimo interbancário (CDI) teve alta 11,0% no período. Desde outubro de 2009, a carteira 10SIM acumula alta de 358,1%, contra 83,9% do Ibovespa e 117,3% do IBX-50.

BTG inclui Metalúrgica Gerdau e Auren Energia na Carteira de Dividendos de novembro

O BTG Pactual divulgou as ações que compõem sua Carteira Recomendada de Dividendos de novembro, com a mudança de duas de suas recomendações, além da inclusão de uma ação a mais, ou seja, ao invés de onze ativos, em novembro, foram indicados 12. Metalúrgica Gerdau e Auren Energia entram no lugar de Gerdau e CPFL, e Banco do Brasil foi a ação extra incluída.

Com isso, as ações escolhidas são: Copel, JBS, Vale, Eletrobras, Itaú Unibanco, Petrobras, BB Seguridade, Auren Energia, Vibra Energia, Cemig, Metalúrgica Gerdau e Banco do Brasil.

A análise destacou que a Auren está sendo negociada a uma TIR real de 10,7%, e que a transação entre CESP e seus acionistas controladores (BV e CPPIB) beneficiou a companhia devido à injeção de capital de R$ 1,5 bilhão feita pelo CPPIB (contribuindo para sua baixa alavancagem de 0,3x dívida líquida/EBITDA no 2T23), o que contribuiu com o plano de expansão de portfólio da Auren. Ao expandir o seu operacional para as outras fontes renováveis, ela adiciona uma diversificação bem-vinda ao seu portfólio, reduzindo o risco hidrológico.

Sobre a troca de Gerdau pela Metalúrgica Gerdau, a corretora disse que a metalúrgica está sendo negociada com um desconto em relação ao NAV. A empresa é uma holding sem risco de diversificação, sem alavancagem (caixa líquido de cerca de R$ 1 bilhão), sem despesas gerais e administrativas relevantes e sem disputa fiscal relevante.

“Acreditamos que os pagamentos de dividendos e recompras na holding poderiam superar a empresa operacional. Calculamos que o dividend yield da metalúrgica poderia atingir perto de 8-9% até o final do ano”, explicou o BTG.

Por fim, a corretora destacou que as ações do Banco do Brasil são atraentes, pois ainda acreditam na capacidade e no compromisso do banco em oferecer retornos sólidos aos acionistas.

“Permanecemos confortáveis com nossas projeções para este ano e continuamos sem grandes motivos para acreditar que o ROE do Banco do Brasil se deteriorará no curto prazo. Nós entendemos os riscos de uma empresa estatal, mas acreditamos que o BB tem seus anticorpos com a assimetria ainda bastante atraente nos níveis de preços atuais. A companhia ainda está negociando a um valuation muito atraente de 3,9x P/L em 24E, com um yield de dividendos de 10%”, concluiu.

Em outubro, Carteira Recomendada de Dividendos teve uma performance de 0,05%, contra -3,1% do IDIV e -2,9% do IBOV. Desde o dia 8 de novembro de 2019, a Carteira Recomendada de Dividendos acumula uma rentabilidade de 32,8%, contra 25,3% do IDIV e 5,1% do IBOV.

BTG inclui Embraer, Locaweb e Inter na Carteira Small Caps de novembro

O BTG Pactual divulgou as ações que compõem sua Carteira Small Caps de novembro, com a mudança de três de suas recomendações. Embraer, Locaweb e Inter entram no lugar de Allos, Santos Brasil e Oncoclinicas.

Com isso, as ações escolhidas são: São Martinho, Tenda, Smart Fit, GPS, Desktop, PetroReconcavo, BR Partners, Embraer, Locaweb e Inter.

Sobre a Embraer, a corretora disse que, após divulgar entregas do terceiro trimestre ligeiramente abaixo de suas estimativas, os analistas do BTG acreditam que o sentimento negativo sobre a ação já desapareceu. “A Embraer também apresentou um dos maiores volumes de pedidos da história da empresa, reforçando o ambiente positivo em relação à demanda em todas as suas unidades de negócio. Esperamos que a Embraer retorne a uma geração de caixa positiva já no terceiro trimestre, enquanto o quarto trimestre deve (mais uma vez) ser um trimestre muito positivo, com fortes entregas e uma sólida geração de caixa”, explicou o BTG.

Já a Locaweb deve trazer resultados razoáveis no terceiro trimestre, mas isso já está refletido nos preços (ação caiu 15% em outubro) e a empresa está preparada para apresentar um bom quarto trimestre. “Não ficaríamos surpresos em ver crescimento e margem Ebitda na faixa alta dos dois dígitos, à medida que a alavancagem operacional das fusões e aquisições continua a aparecer e a base de comparação se torna mais fraca”, apontou a análise.

Por fim, o BTG destacou que o Inter é o ativo de melhor desempenho de sua cobertura de bancos no acumulado do ano, com seu BDR mais líquido registrando um retorno acumulado de +100%. “O ano de 2023 tem sido, até agora, o ano de superação para os bancos digitais, com o NU também apresentando uma alta de cerca de 100% no acumulado do ano. Porém, para o Inter, 2023 não tem sido uma trajetória linear e vemos espaço para mais. Observamos um grande reposicionamento da carteira de crédito e um controle de custos muito mais rigoroso”, concluiu.

Em outubro, a carteira Small Caps teve uma queda de 9,1%, performando abaixo do Ibovespa (-2,9%) e abaixo do SMLL (-7,4%). Desde 31 de dezembro de 2022, a carteira de Small Caps subiu 25,8%, contra 3,1% do Ibovespa e -2,7% para o SMLL. A taxa CDI do interbancário subiu +1,1% no período. Desde julho de 2010, a carteira acumula alta de 3.296%, contra 85,7% do Ibovespa e 71,9% do SMLL.