Braskem encerrará extração de sal em Maceió (AL)

703

São Paulo – A Braskem entregou à Agência Nacional de Mineração (ANM) um conjunto de medidas para encerrar definitivamente suas atividades de extração de sal em Maceió (AL) e o fechamento de seus poços.

Em comunicado a empresa disse que o plano prevê a criação de uma área de resguardo no entorno de determinados poços, o que envolverá a realocação de pessoas, a desocupação de imóveis e a adoção de medidas adicionais de monitoramento.

A estimativa preliminar da Braskem é que a área envolva aproximadamente 400 imóveis e 1,5 mil pessoas. Para os demais poços a recomendação é que sejam adotadas medidas complementares de monitoramento sem a necessidade de desocupação de imóveis e a realocação de moradores.

“Essas medidas são baseadas em estudo conduzido pelo Instituto de Geomecânica de Leipzig (IFG) da Alemanha, referência internacional em geomecânica de poços de sal, e deverão ser realizadas em coordenação com a Defesa Civil e demais autoridades”.

A empresa disse também que continuará colaborando com as autoridades e que conta com o apoio de especialistas independentes na identificação das causas do fenômeno geológico que afetou a região e que monitora possíveis ações que necessitarão ser implementadas.

Wilian Miron / Agência CMA