Brasil segue com 9 casos suspeitos de novo coronavírus

252
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Brasília – O número de casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil permaneceu em nove casos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Os casos estão localizados nos estados de Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1).

Todas as pessoas listadas como pacientes com casos suspeitos do novo coronavírus apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local, a China, nos últimos 14 dias antes do início dos primeiros sintomas.

Outros 34 casos notificados até meio-dia de ontem para o Ministério foram descartados ou por exames laboratoriais ou porque não se enquadravam nos critérios acima, definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como requisitos para se considerar um paciente como suspeito de ter sido infectado pelo vírus.

O Ministério da Saúde está fazendo atualizações diárias a respeito da evolução do novo coronavírus no Brasil. As entrevistas coletivas acontecem às 16h, com transmissão online nas redes sociais da pasta. Os dados de casos suspeitos e outras informações serão atualizadas pelo órgão federal de acordo com o que for passado por estados e municípios.