Bolsa fecha em queda de 0,82% seguindo exterior e encerra agosto no positivo; dólar sobe

569

São Paulo- A Bolsa fechou em queda acompanhando o mau humor no exterior em dia de formação de preço para o próximo quadrimestre. As ações dos bancos tiveram forte queda em um movimento de realização, após um mês positivo para o setor. No mês, o Ibovespa fechou em alta de 6,16%.

As ações do Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC3 e BBDC4) caíram respectivamente 2,53%; 1,79% e 2,51%. Santander Brasil (SANB11) e Banco do Brasil (BBAS3) registraram queda de 2,26% e 1,51%.

Mas o movimento negativo não perdurou ao longo do pregão. O Ibovespa chegou a subir impulsionado pelas ações da Petrobras (PETR3 e PETR4), que subiram 2,93% e 2,46%, após forte queda de ontem e em dia de pagamento de dividendos aos acionistas.

O principal índice da B3 caiu 0,82%, aos 109.522,88 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em outubro perdeu 0,31%, aos 111.350 pontos. O giro financeiro foi de R$ 31,2 bilhões. Em Nova York, os índices fecharam em queda.

Rafael Weber, responsável pela renda variável da RJI Corretora, disse que o recuo do setor financeiro foi um movimento de “realização com a iminência das eleições e reunião do Copom, mas a queda de hoje não vai manchar o desempenho positivo dos bancos em agosto com os bons resultados no 2T22”. No mês, os papéis do Itaú acumularam alta de mais de 10% e Bradesco mais de 8%; o Branco do Brasil subiu 17,8%.

Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, disse que ontem foi aprovada a Medida Provisória (MP) que aumenta os impostos para bancos e corretoras, chegou a impactar nas ações, mais afirmou que a virada da Bolsa “veio em linha com o que está acontecendo em Nova York”.

Komura acrescentou que no final do pregão tem alguns ajustes. “Rebalanceamento de alguns índices no exterior que têm redução de exposição em Brasil; muitas casas fazem essa mudança da carteira e dessa foram há saída forte de recursos da Bolsa”.

Matheus Spiess, analista da Empiricus, disse que hoje é um dia bom para o mercado brasileiro, na contramão da Europa e Ásia e Estados Unidos misto.

“Existe uma atratividade dos ativos brasileiros que estão muito descontados e em meio à alta dos juros [Selic em 13,75% ao ano], há uma rotação setorial- de setores de crescimento para de valor; de disruptivos para tradicionais, que é o caso do Brasil depois de um segundo semestre de 2021 e segundo trimestre de 2022 difíceis e predominantemente tradicional. A maioria no Ibovespa é de commodities e bancos, setores tradicionais”.

Spiess comentou que apesar do dia difícil para as commodities- queda do petróleo e do minério de ferro-, as ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3 e PETR4), estão subindo.

“Essas ações apanharam muito ontem, já estão muito descontadas. Embora não estejam entre as maiores altas do Ibovespa, são papéis bons para surfar no dia de hoje”.

O analista da Empiricus explicou que “no curto prazo tem essa sensibilidade com os preços internacionais da commodity subjacente, entretanto já está precificando uma commodity mais barata que realmente se encontra. Mesmo que o preço caía, o preço implícito que está no valuation das empresas- tanto petróleo para a Petro como minério para a Vale, já está esperando algo negativo em termos de preço por causa do temor de recessão e desconto tradicional que as empresas já possuem”.

Outro ponto que Spiess destacou foi a queda na curva de juros futuros e o impacto positivo na Bolsa. “Estamos vendo arrefecer prêmio na curva de juros, curva muito estressada muito por conta da PEC, é benéfico para os ativos brasileiros porque estamos no fim do ciclo de alta”.

O dólar comercial fechou a R$ 5,201 para venda, com valorização de 1,76%. O mau humor externo e a formação da Ptax determinaram a elevação da moeda-americana, que fechou agosto com alta de 0,54%. Os temores com uma recessão global e ciclos agressivos de aperto monetário voltaram a ser os fatores decisivos para a sustentação do dólar frente ao real.

Camila Abdelmalack, economista-chefe da Veedha Investimentos, lembrou que desde o simpósio de Jackson Hole o mercado está preocupado com a magnitude do ciclo de aperto monetário. “Ainda há uma grande preocupação com a magnitude inflacionária”, disse. “Os dados do mercado de trabalho, mesmo com a decepção na criação de postos, não convenceram de que o FED será mais dovish em relação ao discurso. O clima global é de aversão ao risco”, completou.

O setor privado dos EUA criou 132 mil empregos em agosto, menos da metade do esperado pelo mercado, que era de 288 mil vagas de trabalho.

A Levante, em relatório, acrescentou que mais dirigentes do Fed vieram a público para manter o tom duro do discurso de Jerome Powell em Jackson Hole. “Dessa vez, foram Thomas Barkin (Richmond), Raphael Bostic (Atlanta) e John Williams (Nova York), que reiteraram a necessidade de subir bem mais os juros, até que os juros reais alcancem o território positivo para que a inflação ceda”.

Internamente, a formação da Ptax ajudou a impulsionar a moeda. A Ptax é uma taxa de câmbio calculada pelo Banco Central. No fim de cada mês, agentes financeiros costumam tentar direcioná-la para níveis mais convenientes às suas posições, sejam elas compradas ou vendidas em dólar.

Mais cedo, Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, já alertava que “no último dia do mês tem toda aquela batalha pela taxa de câmbio final. Por enquanto, ela está sendo pressionada para cima, o que pressiona também a inflação”, explicou na parte da manhã.

As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) fecharam em forte queda com o mercado superando o mau humor externo da abertura.

O DI para janeiro de 2023 tinha taxa de 13,735% de 13,745% no ajuste anterior; o DI para janeiro de 2024 projetava taxa de 12,985%, de 13,100%, o DI para janeiro de 2025 ia a 11,970%, de 12,080% antes, e o DI para janeiro de 2027 com taxa de 11,755% de 11,880%, na mesma comparação.

Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em queda pela quarta sessão consecutiva, em um mês que também foi de perdas após declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole. Wall Street passou a ficar mais pessimista diante da possibilidade de continuação do aperto monetário.

Os papéis da Chewy caíram 8,1% depois que a varejista de pets informou as vendas do segundo trimestre não atingiram as estimativas de Wall Street e cortou sua orientação de um ano inteiro, citando o impacto das pressões inflacionárias sobre as compras de itens de estimação.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:

Dow Jones: -0,88%, 31.510,43 pontos
Nasdaq Composto: -0,56%, 11.816,2 pontos
S&P 500: -0,78%, 3.955,00 pontos

 

Com Dylan Della Pasqua, Pedro de Carvalho e Darlan de Azevedo / Agência CMA