Biden pressionará países da Opep a aumentar produção de petróleo

682
Jake Sullivan, conselheiro de segurança da Casa Branca do governo Biden. / Crédito: Flickr - Asia Society

São Paulo – Os Estados Unidos acreditam que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) poderia tomar novas medidas para aumentar a oferta global de petróleo e o presidente Joe Biden levantará a questão durante sua visita ao Oriente Médio nos próximos dias, informou o conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan.

“Acreditamos que há uma capacidade para novas medidas que poderiam ser tomadas e veremos como isso se desenrola à medida que vamos para um cenário específico”, disse Sullivan durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca.

De acordo com Sullivan, Biden deve levantar essa questão durante suas reuniões com líderes do Oriente Médio durante sua próxima viagem à Arábia Saudita.

O presidente norte-americano fará um anúncio sobre sua estratégia para o Oriente Médio durante uma reunião com o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês), informou Sullivan.

“Antes de encerrar a viagem com a cúpula com o GCC, o presidente fará uma declaração importante sobre a estratégia do governo e sua visão para a região do Oriente Médio”, disse Sullivan a repórteres.