Biden diz que inflação dos EUA mostra ‘luta do governo contra alta de preços’

703
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou sobre o relatório do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) divulgado hoje dizendo que a leitura do indicador mostra a luta do seu governo contra a alta de preços.

“O relatório de hoje mostra alguns progressos na luta contra a alta de preços, mesmo que tenhamos mais trabalho a fazer. A inflação nos últimos três meses foi de 2%, a uma taxa anualizada. Caiu de 11% no trimestre anterior”, disse Biden num comunicado divulgado pela Casa Branca.

Biden disse que as medidas do Partido Democrata em relação às mudanças climáticas, saúde e impostos está ajudando a reduzir os custos para os americanos, e criticou os republicanos por quererem revogar o pacote, chamado de Lei de Redução da Inflação.

“Essa é exatamente a coisa errada a se fazer neste momento. Se os republicanos assumirem o controle do Congresso, os custos diários vão subir – não para baixo “, acrescentou o presidente.

O último relatório de inflação garante que Biden e seu Partido Democrata irão para as eleições de meio de mandato, em novembro, enfrentando questões persistentes sobre como eles gerenciaram o aumento dos preços dos alimentos, combustíveis e uma série de outros produtos de consumo.

Mais cedo, a divulgação do CPI mostrou que a inflação nos Estados Unidos subiu 0,4% em setembro na comparação com o mês anterior, já descontados os fatores sazonais, segundo dados do Departamento de Trabalho do país. Analistas previam alta de 0,3%.

Em agosto, o índice subiu 0,1% em relação a julho. Nos 12 meses até setembro, o índice subiu 8,2%. O mercado previa alta de 8,1% em base anual.