Biden diz estar convencido de que Putin decidiu por invadir a Ucrânia

575
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, em um pronunciamento na Casa Branca, ter certeza que seu homólogo russo, Vladimir Putin, já decidiu por invadir a Ucrânia.
“Neste momento estou convencido de que ele [Putin] tomou essa decisão”, disse Biden quando perguntado por uma repórter se havia alguma indicação de que o presidente russo tinha optado pela invasão à Ucrânia.
Biden ainda disse acreditar que o ataque militar da Rússia deve acontecer na próxima semana, ou até mesmo nos próximos dias, e que inclusive haverá uma invasão à capital ucraniana, Kiev – uma cidade de 2,8 milhões de habitantes.
“O fato é que as tropas russas atualmente têm a Ucrânia cercada por meio da Belarus e ao longo da fronteira russa com a Ucrânia para o Mar Negro”, explicou o presidente.
A mudança no discurso de Biden ocorre em meio ao grande aumento relatado pelo presidente nas violações do cessar-fogo na região de Donbass.
“Nos últimos dias, vimos relatos de um grande aumento nas violações do cessar-fogo por combatentes apoiados pela Rússia que tentam provocar a Ucrânia nos Donbass”, acrescentou.
No final de janeiro, o governo dos Estados Unidos chegou a informar que ainda não havia a certeza que a Rússia de Vladimir Putin tinha decidido pela invasão. De lá para cá, relatos do secretário de Estado, Antony Blinken, do conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, e até mesmo do presidente Joe Biden, reafirmam a certeza de que haverá uma invasão “a qualquer momento”.