Biden conversará com Xi Jinping nesta sexta sobre a Ucrânia, diz Casa Branca

507
Foto: Ministério de Relações Exteriores da China

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, terá uma conversa com o líder chinês Xi Jinping amanhã para discutir a invasão da Ucrânia pela Rússia e outras questões, informou a Casa Branca.
“Isso faz parte de nossos esforços para manter linhas de comunicação abertas entre os Estados Unidos e a China”, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, num comunicado. “Os dois líderes discutirão a gestão da competição entre nossos dois países, bem como a guerra da Rússia contra a Ucrânia e outras questões de preocupação mútua”, completou.
O telefone ocorre enquanto o governo Biden examina a relação de Xi Jinping com o presidente russo Vladimir Putin. Autoridades dos Estados Unidos disseram no início desta semana que a Rússia pediu à China equipamento militar e outras assistências para seu esforço de guerra.
Na última segunda-feira, o conselheiro de Segurança Nacional do governo Biden, Jake Sullivan se reuniu, em Roma, com o diplomata chinês Yang Jiechi, e alertou ao governo chinês que o país enfrentará consequências se ajudar Moscou a evitar sanções relacionadas à guerra na Ucrânia.
As autoridades chinesas negam que a solicitação de ajuda militar russa tenha ocorrido.