BC do Japão mantém juros em -0,1% e sinaliza mudanças

749

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O Banco do Japão (BoJ) manteve sua política monetária inalterada, mas disse que o impulso dos preços em direção à meta pode estar fraco e que vai adotar medidas de afrouxamento se necessário, sinalizando que mudanças podem vir na reunião de outubro.

O BoJ manteve a taxa de depósitos em -0,1% e a meta para juros de 10 anos em zero. O banco continuará comprando anualmente 80 trilhões de ienes em títulos do Japão e 90 bilhões de ienes em fundos imobiliários com cotas negociáveis em bolsa. As compras anuais de ETFs (fundo de índice, ou exchange-traded fund, em inglês) serão de 6,0 trilhões de ienes.

No comunicado, o BoJ alertou que o impulso de preços em direção à meta de inflação de 2% pode estar perdendo força. A inflação do Japão tem-se mantido abaixo de 1%, e marcou 0,5% em julho em base anual, após a alta de 0,7% em junho.

“Dado que, recentemente, continuaram a ser observadas desacelerações nas economias estrangeiras e os riscos negativos parecem estar aumentando, o Banco julga que está se tornando necessário prestar mais atenção à possibilidade de que o impulso para alcançar a meta de estabilidade de preços será perdido”.

Ainda segundo o comunicado, “levando em consideração essa situação, o Banco reexaminará os acontecimentos econômicos e de preços na próxima reunião de política monetária”, nos dias 30 e 31 de outubro.

O banco central japonês afirmou que não “hesitará em tomar medidas adicionais de alívio” se houver uma maior possibilidade de perda de ímpeto em direção ao alcance da estabilidade de preços, trecho que foi adicionado na reunião anterior, de julho.

Por fim, o BoJ afirmou que pretende manter os atuais níveis de juros extremamente baixos por um período prolongado, pelo menos até a primavera (no Hemisfério Norte) de 2020, levando em consideração incertezas quanto à atividade econômica e preços, incluindo desenvolvimentos no exterior economias e os efeitos do aumento do imposto sobre o consumo programado.