BC da Austrália mantém taxa de juros inalterada em 1%

929

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve taxa básica de juros do país em 1,0% ao ano, em seu menor nível histórico, pelo segundo mês seguido, e continuou a sinalizar que novos cortes estão por vir.

“É razoável esperar que um período prolongado de baixas taxas de juros seja necessário na Austrália para avançar na redução do desemprego e alcançar um progresso mais garantido em direção à meta de inflação”, disse o presidente do RBA, Philip Lowe, em comunicado.

Ele disse que o banco vai continuar monitorando os acontecimentos “e afrouxar ainda mais a política monetária, se necessário, para apoiar o crescimento sustentável da economia e o cumprimento da meta de inflação ao longo do tempo”.

Segundo Lowe, as perspectivas para a economia global permanecem razoáveis, embora os riscos estejam inclinados para o lado negativo. Porém, o trecho do comunicado que dizia que a desaceleração no comércio global estava afetando o crescimento econômico na Ásia foi retirado.

“O comunicado soou mais otimista”, disse o economista da Capital Economics, Marcel Thieliant. Para ele, os riscos à economia australiana diminuíram, mas ela “não opera em uma bolha e a deterioração contínua nas pesquisas de negócios em todo o mundo destaca que os fatores contrários externos se intensificaram”.

A Capital Economics espera um corte de 0,25 ponto percentual (pp) na taxa de juros da Austrália em novembro, seguido por outro corte de 0, 25 pp em fevereiro de 2020.