Banco da Inglaterra apela a bancos para apoiarem recuperação econômica

374
Foto: Banco da Inglaterra (BoE)

São Paulo – O Banco da Inglaterra (BoE) apelou aos bancos do Reino Unido que continuem apoiando empresas e famílias, na medida em que riscos permanecem para a recuperação econômica da crise provocada pela pandemia de covid-19.

“Famílias e empresas provavelmente precisarão de apoio contínuo do sistema financeiro, uma vez que a economia se recupera e as medidas de apoio do governo diminuem nos próximos meses”, segundo o Comitê de Política Financeira (FPC), em comunicado após reunião.

“O sistema bancário do Reino Unido tem capacidade para continuar a fornecer esse suporte”, diz a nota, acrescentado que o setor bancário continua resiliente, como mostraram os resultados provisórios do teste de estresse de solvência de 2021.

“Nos últimos meses, o rápido lançamento do programa de vacinação do Reino Unido levou a uma melhoria nas perspectivas econômicas do Reino Unido. Mas os riscos para a recuperação permanecem”.

Segundo o comunicado, para apoiar a economia durante a recuperação, o FPC espera manter a taxa de reserva de capital anticíclica do Reino Unido em zero até pelo menos dezembro de 2021.

Por fim, o FPC apoia a decisão do Comitê de Regulação Prudencial (PRC) de que as proteções extraordinárias sobre as distribuições de acionistas não são mais necessárias. Em março do ano passado, o regulador impôs limites à distribuição de dividendos, e concluiu em dezembro que as restrições deveriam ser suspensas.