Banco Central da Inglaterra aumenta taxas de juros em 0,25 pp, para 5,25%

679
BoE Reino Unido
Sede do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) / Foto: BoE

O Comitê de Política Monetária (MPC, da sigla em inglês) do Banco da Inglaterra (BoE) decidiu hoje (3) subir em 0,25 pp a taxa básica de juros do país, que agora está em 5,25%. A votação foi de oito votos para o aumento da taxa e um voto para mantê-la a 5%.

O Comitê ainda prevê que a taxa deve chegar a 6%, para depois cair a 5,25% em um horizonte de três anos. O novo prognóstico é maior que o relatório divulgado em maio, quando previa o retorno da taxa a uma média de 4%.

O crescimento trimestral subjacente do PIB foi de cerca de 0,2% durante o primeiro semestre deste ano. A equipe do banco espera uma taxa de crescimento semelhante no curto prazo, refletindo renda familiar e volumes de vendas no varejo mais resilientes e a maioria das pesquisas de negócios nos últimos meses”, diz a nota oficial do banco.

Para o BoE, o índice de preços ao consumidoir ainda está bem acima da meta dos 2%. “A inflação acumulada em doze meses caiu de 8,7% em maio para 7,9% em junho, abaixo do esperado na reunião anterior do Copom. Dentro disso, a inflação de bens e serviços básicos foi menor do que o esperado, embora as notícias negativas no último, que provavelmente sejam informativas sobre pressões inflacionárias persistentes, tenham sido muito menores. Em comparação com as projeções do Relatório de maio, a inflação de junho ficou em linha com as expectativas”.

A previsão do MPC é que a inflação chegue à meta de 2% somente no segundo trimestre de 2025. “O Comitê continua avaliando que os riscos em torno da projeção de inflação estão enviesados para cima, embora menos do que em maio, refletindo a possibilidade de que os efeitos de segunda ordem de choques de custos externos sobre a inflação de salários e preços internos demorem mais para se dissipar do que eles fizeram para emergir”.