Banco central da Austrália mantém juros em 0,1% e anuncia redução de compras

581
O presidente do banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês), Philip Lowe / Foto: RBA

São Paulo – O Reserve Bank of Australia (RBA), banco central australiano, manteve a taxa básica de juros do país em 0,1%, ao mesmo tempo em que anunciou a redução de seu programa de compra de ativos a partir de setembro, citando que a economia do país está mais forte do que o esperado.

O banco vai continuar comprando títulos do governo após a conclusão do atual programa de compra de títulos no início de setembro, adquirindo 4 bilhões de dólares australianos em títulos por semana até pelo menos meados de novembro, abaixo do nível atual de 5 bilhões de dólares australianos.

“O Conselho vai revisar a taxa de compras na reunião de novembro”, diz o comunicado, acrescentando que a decisão de não travar o volume de compras por mais tempo reflete “a vantagem de poder responder em tempo hábil ao fluxo de notícias econômicas”, e que a orientação do RBA sobre compras futuras de títulos ajuda na precificação de mercado.

Segundo o presidente do RBA, Philip Lowe, “as decisões de hoje são tomadas no contexto de uma economia que se recuperou mais cedo e mais forte do que o esperado. A economia australiana está em um caminho positivo. A produção está agora acima do nível pré-pandemia e mais australianos têm um emprego do que antes da pandemia”.

Lowe destacou que a taxa de desemprego voltou ao seu nível anterior à pandemia, o subemprego diminuiu e as ofertas de emprego estão em um nível elevado. “Estamos em uma posição muito melhor do que pensávamos que estaríamos”.

Por fim, Lowe disse que o RBA deixará de buscar a meta de juros de títulos do governo de três anos de 0,1%, e que o Conselho decidiu manter o título de abril de 2024 como o título alvo, em vez de estender o horizonte para o título com vencimento em novembro de 2024.