B3 e S&P Dow Jones Indices começam a operar novo índice de volatilidade no mercado brasileiro

349

São Paulo, 19 de março de 2024 – A B3, a bolsa de valores brasileira, e S&P Dow Jones Indices (S&P DJI) brasileira, lançam, a partir de hoje (19), o Indice S&P/B3 Ibovespa VIX-índice de volatilidade implícita.

O indicador captura a oscilação dos preços das opções das ações e configura como um termômetro do mercado.

“Ele [o Indice] dá o que é esperado e não o que vai acontecer. O Indice não tem a pretensão de cravar valores, mas tem a ideia de dar o sentimento do mercado para daqui a 30 dias”, disse Renato Munhoz, gerente de Produtos de Derivativos de Equities da B3.

O Indice VIX foi baseado na metodologia do Cboe Volatility Index e, no exterior, é conhecido como “índice do medo” porque tende a subir em períodos de estresse e incertezas. No mercado brasileiro, a proposta não é de ter esse sentimento e sim favorecer o investir na tomada de decisões.

O indicador tem um cálculo complexo, mas de forma mais sintetizada tem a finalidade proporcionar aos investidores um entendimento das variações no mercado brasileiro e dar uma compreensão como os movimentos podem impactar em suas carteiras. O indicador utiliza o mercado de opções para ser calculado.

A SPDJI e a Cboe licenciaram o uso da metodologia do índice VIX para bolsas de valores e empresas de índices ao redor do mundo.

Com o código VXBR, o índice vai operar em tempo real na tela de negociação da B3 e o fechamento pode ser observado na página da página da S&P DOw Jones Indices. O indicador brasileiro e da S&P DJI tem uma correlação, mas “o nosso índice de volatilidade captura a realidade do mercado brasileiro em alguns momentos. Se tiver eventos domésticos acontecendo, ele consegue capturar de forma independente”.