Atividade de serviços na China acelera em julho

281
Xangai / Foto: freeimages.com/ Richard Mallinson

São Paulo – O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços da China subiu para 54,9 pontos em julho, de 50,3 pontos em junho, de acordo com dados do instituto de pesquisas IHS Markit e do grupo de mídia Caixin.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados sobre a atividade dos setores industrial e de serviços, subiu para 53,1 pontos em julho, de 50,6 pontos em junho.

“A oferta e a demanda de serviços aumentaram 15 meses consecutivos. Como o surto na região do Delta do Rio das Pérolas foi controlado, a recuperação da oferta e demanda de serviços acelerou-se”, disse o economista sênior do Caixin Insight Group, Dr. Wang Zhe.

Segundo ele, os indicadores de atividade empresarial e o total de novos negócios aumentaram, e a demanda do mercado no setor de serviços cresceu amplamente. Devido ao ressurgimento da covid-19 no exterior, novos negócios de exportação caíram.

Já o mercado de trabalho em serviços melhorou, enquanto os preços no setor de serviços subiram, indicando que a pressão aumentou novamente. As empresas de serviços continuaram otimistas para os próximos meses.