Após três sessões em alta, Bolsa fecha queda com discurso duro de Powell; dólar recua

628

São Paulo- A Bolsa fechou em queda depois de três dias de alta refletindo o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Jerome Powell, que pontuou que para conter a inflação continuará a elevar os juros, azedando o humor do mercado.

O objetivo do Fed é levar a inflação para a meta de 2%, mesmo que isso cause “sofrimento” às pessoas e empresas. Na semana, o Ibovespa voltou a registrar alta e encerrou com ganho de 0,72%.

O principal índice da B3 caiu 1,08%, aos 112.298,86 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em outubro perdeu 1,15%, aos 113.865 pontos. O giro financeiro foi de R$ 21,8 bilhões. Em Nova York, as bolsas fecharam em queda.

Rodrigo Moliterno, head de renda variável da Veedha Investimentos, disse que a Bolsa segue na esteira do mercado internacional e foi contaminada após a postura mais dura do banco central norte-americano. “Provavelmente o Fed continuará aumentando as taxas de juros e ficarão elevadas por um tempo maior para combater a inflação”.

Moliterno comentou que as ações de Usiminas (USIM5) caíram 6,7% por conta do anúncio que a companhia fez de um investimento acima das expectativas na reforma do seu alto forno e o mercado acabou penalizando o papel.

Na contramão, os papéis das Alpargatas (ALPA4) subiram 7,17% pelo segundo dia seguido após o CEO anunciar investimentos para modernizar suas fábricas, equipamentos, centro de distribuição. “O mercado fez uma boa leitura”.

Milena Araujo, especialista em renda variável da Nexgen Capital, disse que a Bolsa cai refletindo o discurso do presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, com a mensagem de que “o Fed vai continuar com trabalho mais intenso na alta de juros para combater a inflação e a intensidade dessa elevação vai depender de como vierem os indicadores econômicos, principalmente de inflação”.

Mais cedo foi divulgado o índice de preços ao consumidor de julho (PCE, sigla em inglês). A inflação PCE (sigla em inglês) caiu 0,1% em julho, abaixo do esperado. No acumulado de 12 meses, a inflação subiu 6,3%. O núcleo do PCE subiu de 0,1% em julho ante o mês anterior e em base anual registrou alta de 4,6%.

A especialista em renda variável da Nexgen capital enfatizou que a aversão ao risco é atribuída à preocupação dos investidores “de até qual patamar essa taxa de juros deve ir”.

Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, disse que a fala do presidente do banco central norte-americano foi mais agressiva e “a autoridade fez questão de sinalizar para a possibilidade de desaceleração da fed funds, que somando à fala hawkish traz uma perspectiva de que o ciclo se alongue”.

O economista-chefe da Ativa Investimentos disse manter a probabilidade de um aumento gradual para os juros. “Duas altas de 0,50 ponto percentual (pp) nas próximas reuniões e mais duas de 0,25 pp, conduzindo o Fed Funds para o intervalo de 3,75% e 4,00%.”

O dólar fechou em queda de 0,60%, cotado a R$ 5,0780 para venda, seguindo os ajustes de baixa no exterior, após fala do presidente do FED, Jerome Powell, em simpósio do Jackson Hole, nos EUA. Na semana, a desvalorização foi de 2,21%.,

“Em seu discurso em Jackson Hole, Powell sublinhou a justificativa para não fazer um pivô precoce, com base na experiência dos anos 1970 e 1980”, destacou o Rabobank em relatório. “Desistir cedo demais levou a várias tentativas de espremer a inflação que, no final, causou mais danos. Em outras palavras, Powell quer matar o dragão da inflação de uma só vez”, concluiu o banco.

As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) fecharam em queda, com mercado ajustando a curva após fala do presidente do FED Jerome Powell.

O DI para janeiro de 2023 tinha taxa de 13,730% de 13,720% no ajuste anterior; o DI para janeiro de 2024 projetava taxa de 13,080%, de 13,200%, o DI para janeiro de 2025 ia a 11,995%, de 12,130% antes, e o DI para janeiro de 2027 com taxa de 11,785%de 11,890%, na mesma comparação.

Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam em queda acentuada na sessão, com a Nasdaq caindo quase 4%, após Wall Street analisar o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, em que ele reiterou que o banco central não afrouxará na luta contra a inflação.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices de ações dos Estados Unidos após o fechamento:

Dow Jones: -3,03%, 32.283,40 pontos
Nasdaq 100: -3,94%, 12.141,7 pontos
S&P 500: -3,36%, 4.057,66 pontos

 

Com Pedro do Val de Carvalho Gil e Darlan de Azevedo / Agência CMA