Análise do BofA mostra dados mistos para seguradoras

405

 

São Paulo – O Bank of America divulgou relatório sobre os dados do regulador de seguros sobre julho que mostraram “forte crescimento de prêmios, melhor sinistralidade e suave receita financeira”, segundo seus analistas.

Os resultados operacionais do BBSeguridade (BBSE3) no 3T foram melhores do que a previsão dos analistas, com forte crescimento de prêmios, enquanto os resultados financeiros ficaram aquém do BofAe. A Caixa Seguridade, por sua vez, (CXSE3) reportou resultados operacionais e financeiros mais fracos do que o esperado. Já os resultados da PPSA ficaram em linha com o BofAe.

“Em suma, a BBSE relatou um forte crescimento de prêmios, posicionando a empresa para entregar um forte impulso à frente, enquanto a receita financeira foi pressionada por perdas de MtM (apenas comprar seguradora classificada).”, diz análise. O CXSE apresentou números mais fracos do que o esperado, ainda não refletindo os volumes relacionados ao programa de crédito do governo federal, Pronampe.

Os prêmios da indústria cresceram +21% na base anual, com aceleração de vida e crédito imobiliário, enquanto prestamista, automóvel e rural desaceleraram. A sinistralidade melhorou 760bp na base anual, com melhor desempenho das linhas exceto auto.

Na Brasilseg, os prêmios emitidos cresceram 44%frente ao mesmo período do ano passado em julho (bem acima do BofAe com +23% A/A no 3T22), apoiados pelo forte crescimento do rural e aceleração da prestamista, posicionando a BBSE para entregar forte crescimento dos prêmios ganhos à frente. A sinistralidade de 38,8% melhorou 13pp , explicada pela melhora em todas as linhas.

No caso da Caixa Seguridade, os prêmios emitidos caíram 4% em julho, na base anual, arrastados pela vida prestamista, enquanto a vida acelerou e o crédito imobiliário continuou a se expandir em ritmo sólido.

A sinistralidade atingiu 24,5% (recuo de 24%), suportada pela melhora em todas as linhas, mantendo-se acima do BofAe (22,6%). Assim, os resultados operacionais foram mais fracos do que o esperado. As contribuições dos planos de previdência cresceram 13% ao ano (melhor que o BofAe), enquanto os resultados financeiros ficaram abaixo das estimativas.

“Aumentamos nossas estimativas de lucro em +1%/+4%/+4% em ’22/’23/’24 e aumentamos o preço -alvo para R$9,5 (de R$8,0).”

No caso do Bradesco (BBDC) houve forte crescimento de prêmios e menor sinistralidade. “Os prêmios (ex-Saúde) cresceram 22% A/A (21% A/A em junho), suportados por vida e automóvel, enquanto o prestamista desacelerou”, diz o BofA, que pontuou que sinistralidade ficou abaixo dos níveis de ’21, ajudada por vida e prestamista, enquanto o automóvel se deteriorou ano a ano. As receitas financeiras melhoraram, dadas as taxas mais altas e a menor defasagem entre os índices de inflação.