ANAC: Demanda por transporte aéreo de passageiros sobe 5,5% em abril, base anual

168
Foto: GRU Airport - Aeroporto Internacional de São Paulo

São Paulo – A demanda doméstica, medida por passageiros por quilômetro (RPK), cresceu 5,5% no mês passado em relação a abril de 2023. Já a oferta doméstica de assentos, calculada em assento por quilômetros ofertados (ASK) aumentou 6,1% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Os dados estão registrados no relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atualizado com os números do setor até abril de 2024, divulgados nesta quarta-feira (22).

Em termos de participação das companhias aéreas, em RPK, a Latam ficou com a maior parte da demanda de abril, com 40%, seguida por Gol com 29,9% e Azul, com 29,5%.

No mercado doméstico, foram movimentados 7,2 milhões de passageiros, 3,7% a mais do que em abril do ano passado.

O mercado internacional continua sua trajetória de crescimento, com 1,8 milhão de passageiros movimentados (14,9% de aumento em relação a abril de 2023). A demanda internacional teve um aumento de 13,3% em relação ao ano passado, registrando também outro recorde para o período. Já a oferta de assentos no mercado internacional cresceu 13,2% em comparação com abril de 2023.

A movimentação de carga internacional em abril teve o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica dos dados do setor da aviação civil brasileira. Durante o mês, foram movimentadas 71,3 mil toneladas nos terminais de carga internacional no país, um aumento de 3,8% em relação a abril de 2023.

A movimentação de cargas no setor doméstico também apresentou números positivos, registrando cerca de 41 mil toneladas processadas (aumento de 17,1% em comparação com abril de 2023).