Agronegócio está comprando máquinas com juros altos do que quando deixei a presidência, diz Lula

551
Foto: Ricardo Stuckert/PR.

São Paulo – Em participação na abertura da Bahia Farm Show, feira do setor agropecuário, na manhã desta terça-feira, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) disse aos empresários que eles estão comprando máquinas com juros mais altos do que quando deixou a presidência (sua segunda passagem pelo cargo terminou em 2022). Lula também disse que investirá mais no setor que na gestão do presidente Jair Bolsonaro.

“Quando eu deixei a presidência, o Brasil era a sexta economia do ano, agora está em 13o. Quem era da agricultura sabe o que aconteceu. Vocês compravam máquinas com juros de 2% ao ano, agora está em 14% ao ano”, disse o presidente Lula, em discurso no evento, que começou hoje em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste do Estado, e é realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Segundo Lula, o ministro da agricultura, Carlos Fávaro disse que estava com contêineres parados cheios de carne e porque o Brasil estava impedido de exportar até determinada data.

“Eu liguei pro Xi Jinping e resolvi a questão”, disse.

Lula disse que não há rivalidade entre exportar produtos manufaturados e exportar commodities e que discutir isso “é uma besteira por que o Brasil precisa da agricultura e da indústria”.

O presidente também criticou o desmatamento ilegal. “Quem não é dono da árvore não pode cortar a madeira.”