Abertura da China e reajuste de preços podem alavancar retomada de siderurgia em 2023

1190
Aço

São Paulo – A corretora Inter divulgou um relatório sobre as perspectivas para os setores de Siderurgia & Mineração, que continuam sendo afetados pelas dinâmicas do processo de reabertura na China e de seus impactos na retomada do crescimento econômico do país.

As ações do setor fecharam com desempenhos mistos, com destaque positivo para as mineradoras Vale e CSN Mineração que subiram 3,7% e 5,5%, respectivamente, enquanto as siderúrgicas tiveram queda, seguindo o desempenho negativo do Ibovespa no mês.

Em janeiro, o ritmo ainda é forte com mercados animados com a China, apesar de dados de atividade ainda mostrarem contração no país, como o caso do PMI de dezembro que mostrou recuo frente a novembro, ficando em 47 pontos.

“Os preços referência de produtos de aço nos mercados internacionais tiveram importante avanço no fim do ano e abriram oportunidades para as siderúrgicas locais anunciarem aumentos de preços para o mercado interno, movimento liderado pela CSN, que elevou preços de seus produtos em 10% a partir do início deste mês, seguido por demais players da indústria”, explicou a corretora.

Com isso, o ano inicia com demanda ainda resiliente no mercado interno e preços em rota de recuperação, ao mesmo tempo que os custos seguem arrefecendo, podendo impulsionar margens operacionais ao longo dos trimestres. Para as mineradoras, os preços mais elevados contribuem para receitas maiores, porém mantemos a cautela quanto a sustentabilidade destes preços frente à demanda siderúrgica chinesa, ainda em meio fio, em razão da crise que segue no setor imobiliário.

Por fim, a corretora enfatizou que o setor terá pela frente um cenário mais desafiador para toda a indústria, tanto no exterior com as incertezas advindas da China, com no cenário doméstico em meio às discussões sobre arcabouço fiscal, inflação e política monetária.

“Revisamos nossos modelos e, ajustadas as premissas, reportamos novos preços-alvos para ambas as companhias. Sendo assim, esperamos agora um preço-alvo ao final de 2023 para CSN em R$ 20/ação e para CSN Mineração em R$ 6/ação, enquanto mantemos a recomendação de compra para ambos os papéis, concluiu o relatório, que apontou também recomendação de compra para a Gerdau, e neutra para Usiminas e Vale.