Estamos vencendo guerra comercial com China, diz Trump

646

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o país está vencendo a guerra comercial com a China, e reiterou que Pequim não deveria ter rompido o acordo sobre comércio alcançado entre as duas nações.

“Estamos vencendo e venceremos. Eles não deveriam ter quebrado o acordo que tínhamos com eles. Feliz aniversário China!”, disse Trump em mensagem no Twitter, um dia antes do início das comemorações pelos 70 anos da fundação da República Popular da China.

Na mensagem, o presidente citou Jonathan Ward, autor e especialista em China. Segundo Ward, “depois de muitos anos, os Estados Unidos estão finalmente acordando para os planos e ambições de Pequim de nos tornar a superpotência econômica e militar dominante no século XXI. O que está
acontecendo agora é que os Estados Unidos estão finalmente respondendo (obrigado presidente Trump). Isso está ocorrendo no comércio, está tomando forma na competição militar”.

A China e os Estados Unidos travam uma disputa comercial desde o início do ano passado. Em maio desde ano, os dois países chegaram perto de assinar um acordo, mas a administração de Trump disse que Pequim voltou atrás em quase todos os pontos já acordado. Assim, Trump aumentou de 10% para 25% as taxas a US$ 200 bilhões em produtos importados da China.

A alíquota será novamente elevada, de 25% para 30%, a US$ 250 bilhões em bens chineses no dia 15 de outubro. A próxima rodada de negociações comerciais entre os dois países está prevista para segunda semana de outubro, nos dias 10 e 11, em Washington.