Câmara de Deputados dos EUA abre processo de impeachment contra Trump

603

Por Julio Viana

São Paulo – A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou o início das investigações para impeachment do presidente do país, Donald Trump.

Segundo Pelosi, o presidente “violou a constituição” não só ao pressionar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a investigar o ex-vice-presidente norte-americano Joe Biden e seu filho, como também ao reter denúncias contra sua pessoa, impedindo o acesso a elas pelo Congresso.

Pelosi anunciou sua decisão ao vivo depois de uma série de ligações e reuniões com representantes do Partido Democrata. Segundo ela, o processo de impeachment irá contar com um total de seis comissões que já mantinham investigações sobre o presidente.

A decisão chega após Trump admitir que ligou, em julho, para o presidente da Ucrânia para falar sobre Biden. Segundo ele, a intenção era “debater a corrupção do país” e impedir que “Biden e seu filho contribuam para essa situação”.

Para os democratas, além da interferência direta de Trump sobre a investigação, pesa também sobre o presidente o fato dele ter pedido a suspensão de pagamentos no valor de US$ 391 uma semana antes da ligação com Zelenski. Para os acusadores, a medida reflete uma tentativa de intimidar o presidente a cumprir o pedido de Trump.

Trump rebateu as críticas, afirmando que o pedido de suspensão de pagamento veio como resposta ao fato de “a Europa nunca pagar sua parte”, como ele disse. O presidente afirmou que a ordem foi dada para pressionar a França e a Alemanha a contribuírem com a ajuda aos ucranianos.

Pouco antes do anúncio de Pelosi, Trump havia anunciado em sua conta no Twitter que divulgará amanhã a transcrição completa da ligação feita em julho para o presidente da Ucrânia.

No entanto, Pelosi também afirma que as investigações feitas durante o processo de impeachment de Trump levarão em conta como violação da lei a atitude do presidente de segurar denúncias feitas contra ele. Os democratas exigem a liberação da denúncia completa para o Congresso.

Agora, o pedido de impeachment deve ser encaminhado para o plenário da Câmara. Lá, o pedido deve ser aprovado por maioria simples. Se esse for o caso, o processo segue para o Senado, controlado pelo Partido Republicano. Para que o presidente seja afastado, é preciso ter dois terços de aprovação na casa. No entanto, vários republicanos já afirmaram que não veem necessidade de retirar Trump do cargo.