Economia dos EUA segue com perspectiva favorável, diz Powell

665

Por Cristiana Euclydes

São Paulo, 6 de setembro de 2019 – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, disse que os dados recentes comprovam que a economia do país segue forte e que não há chances de uma recessão, apesar dos riscos às perspectivas.

“A economia dos Estados Unidos continua a ter um bom desempenho, está em uma bom lugar”, disse ele, ao participar de um evento em Zurique. “A perspectiva é favorável”, afirmou Powell, acrescentando que a taxa de inflação está voltando para meta de 2%.

“A perspectiva é boa parte e do motivo é que o Fed reduziu o caminho
esperado para as taxas de juros”, afirmou. “O Fed vai continuar usando suas ferramentas políticas e continuar agindo como apropriado para apoiar a expansão da economia”.

Questionado sobre a possibilidade de uma recessão, ele negou. “Não estamos esperando recessão. Os dados que chegam sugerem que a economia dos Estados Unidos está forte”, disse. “O mercado de trabalho ainda está aquecido, o consumo está em boa forma”, disse.

Para ele, o relatório de emprego de hoje “é consistente com a economia forte” do país. Os dados mostraram que a economia dos Estados Unidos criou 130 mil vagas de trabalho em agosto e a taxa de desemprego ficou estável em 3,7%.

“Há riscos significativos, mas estamos monitorando”, disse Powell, citando a desaceleração na economia global e a incerteza devido às políticas comerciais, além de riscos políticos como o Brexit e as tensões em Hong Kong.

Com relação à economia global, ele citou o menor crescimento da China e da Europa, e que há diversas incertezas. “A política comercial é apenas uma delas, não a única. Ela pesa em decisões de investimentos”, afirmou. No geral, porém, “vemos o cenário mais provável para o mundo continuar com crescimento”.