PIB da Alemanha oscila em alta ao final de 2020

679

São Paulo, 29 de janeiro de 2021 – O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha subiu 0,1% no quarto trimestre de 2020 na comparação com o trimestre anterior, em dados ajustados para efeitos sazonais e de calendário. As informações são da leitura preliminar divulgada pelo escritório oficial de estatísticas do país.

Na comparação com o quarto trimestre de 2019, o PIB caiu 3,9%, em dados com ajuste para efeitos de calendário. Sem esses ajustes, o PIB teve queda de 2,9%.

No terceiro trimestre deste ano, a economia alemã havia avançado 8,5% em base trimestral, após a queda histórica de 9,7% no segundo trimestre devido aos impactos da pandemia de covid-19. O PIB alemão ainda está marcadamente abaixo dos níveis pré-crise.

“No quarto trimestre, porém, o processo de recuperação desacelerou devido à segunda onda do novo coronavírus e a outro bloqueio imposto no final do ano. Isto afetou o consumo das famílias em particular, enquanto as exportações de bens e a formação bruta de capital fixo na construção apoiaram a economia”, diz o escritório de estatísticas.