Trump afirma que deixará Casa Branca se Colégio Eleitoral eleger Biden

746
O ex-presidente norte-americano, Donald Trump, caminha nos corredores da Casa Branca acompanhado da ex-primeira-dama Melania / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que deixaria a Casa Branca se o Colégio Eleitoral elegesse Joe Biden, mas não se comprometeu a comparecer à cerimônia de posse.

Durante entrevista coletiva após um discurso de Ação de Graças destinado ao exército norte-americano, Trump foi questionado se deixaria a Casa Branca se o Colégio Eleitoral declarar Biden vencedor.

“Certamente, eu irei. Certamente irei. E vocês sabem disso”, declarou. “Mas eu acredito que muitas coisas vão acontecer entre agora e o dia 20 de janeiro. Muitas coisas”, disse.

“Fraudes massivas foram descobertas. Somos como um país de Terceiro Mundo.”
Também foi perguntado a Trump se ele estaria presente na posse de Biden. “Eu sei a resposta, mas simplesmente não quero dizê-la ainda”, disse ele. “Vai ser uma coisa muito difícil de conceder”.

Trump vem alegando desde o dia da eleição fraude generalizada no processo, embora sua campanha não tenha apresentado evidências que comprovem a acusação.

Esta semana, a administração de Trump concedeu a Biden acesso a funcionários e financiamento para uma transição após um atraso que atraiu objeções bipartidárias.

A campanha de Trump perdeu uma série de contestações judiciais à medida que os principais estados avançavam com a certificação de seus resultados. Trump também está sob crescente pressão dos republicanos para aceitar o resultado.