Bradesco, Itaú e Santander lançam plano conjunto em prol da Amazônia

832

São Paulo – Os bancos Bradesco, Santander e Itaú Unibanco apresentaram ao governo federal um plano integrado que tem o objetivo de contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O documento parte de uma premissa de 10 medidas, que foram construídas a partir de três frentes de atuação identificadas como prioritárias para a região, como a conservação ambiental e desenvolvimento da bioeconomia, investimento em infraestrutura sustentável e garantia dos direitos básicos da população da região.

Entre às ações constam estímulos às cadeias sustentáveis na região, viabilização de investimentos em infraestrutura básica, fomento de um mercado de ativos e instrumentos financeiros de lastro verde, atração de investimentos e promoção de parceiras para o desenvolvimento de tecnologias e apoio para atores e lideranças locais que trabalhem em projetos de desenvolvimento socioeconômico na região.

Na visão das instituições, para que as ações sejam efetivas, é fundamental que ocorra uma intensificação das medidas de proteção da floresta Amazônica. Por isso, a atuação dos bancos será coordenada com o governo, enquanto as ações serão implementadas em alinhamento com as iniciativas públicas.

Os bancos vão estabelecer um conselho de especialistas com diferentes experiências e conhecimentos sobre as questões sociais e ambientais envolvendo a Amazônia. Esse grupo será responsável por auxiliar nos desdobramentos dos planos, cujas ações estão previstas para começar ainda este ano, e na criação de métricas e objetivos alinhados aos desafios locais.