Painel da Câmara aprova artigos sobre impeachment de Trump

704

Por Carolina Gama

São Paulo – O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou os dois artigos sobre o processo de impeachment do presidente norte-americano, Donald Trump, relacionados a abuso de poder e obstrução da justiça, abrindo caminho para a votação dos deputados já na próxima semana.

O placar da votação no painel da Câmara foi de 23 democratas em favor e 17 republicanos contra. O processo versa sobre Trump ter usado impropriamente sua posição para pressionar a Ucrânia a iniciar investigações que o ajudariam pessoalmente e também a tentativa de barrar o Congresso norte-americano de investigar as suspeitas do caso em sua integralidade.

Se a Câmara aprovar uma das acusações, Trump se tornaria o terceiro presidente norte-americano a ser impugnado. A questão passaria para o Senado controlado pelos republicanos, onde a votação deve ficar abaixo dos dois terços necessários para remover Trump do cargo.

Trump classificou a investigação do impeachment de uma farsa e negou irregularidades. Ontem, ele retuitou críticas aos democratas e seus esforços em uma série de mais de 100 mensagens.