WEG passa a ter 51% do capital da BirminD

205

São Paulo – A WEG anunciou um acordo para a aquisição do controle da startup BirminD, que atua no mercado de inteligência artificial aplicada à industrial analytics. Com isso, a empresa passa a deter 51% do capital da BirminD, com possibilidade futura de aumentar sua participação.

Fundada em 2015, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, a BirminD provê soluções de otimização industrial focada em trazer os conceitos mais avançados de industrial analytics, um dos pilares da indústria 4.0.

Segundo a fabricante, a startup atende clientes de médio e grande porte oferecendo soluções de análise industrial, otimização de malhas de controle e avaliação do retorno financeiro de serviços antes mesmo de executá-los e sem a necessidade de um especialista em automação ou ciência de dados, utilizando técnicas de machine learning e inteligência artificial.

A WEG afirmou que após a aquisição, os clientes do sistema de gestão de ativos de motores e inversores ou dos sistemas MES comercializados, contarão com serviços, ferramentas e aplicações para extrair informações adicionais dos dados armazenados na base de dados destes softwares.

Essa aquisição juntamente com a startup Mvisia complementa seu ecossistema digital e passa a oferecer as tecnologias de inteligência artificial aplicada, tanto a imagens quanto a industrial analytics.

A empresa de motores explicou ainda que esta compra não ensejará o direito de recesso aos acionistas, por não se enquadrar em qualquer das hipóteses previstas no artigo 256 da lei 10.303/01, uma vez que o valor pago não representa investimento relevante.