Von der Leyen abandona reunião após membro de equipe testar positivo

100
Ursula von der Leyen

São Paulo – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, precisou deixar às pressas uma reunião do Conselho Europeu depois que foi informada de que um membro de sua equipe testou positivo para a covid-19. Ela está em isolamento.

“Acabei de ser informada de que um membro da minha linha de frente testou positivo para a covid-19 nesta manhã. Eu mesma testei negativo. No entanto, por precaução, abandonei imediatamente o Conselho Europeu para me isolar”, afirmou ela no Twitter.

Von der Leyen estava em Bruxelas para uma reunião de dois dias do Conselho Europeu para tratar, em especial, da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) prevista para 31 de dezembro deste ano. O encontro contava com a participação de autoridades europeias e do negociador-chefe do lado europeu para o Brexit, Michel Barnier.

“Muito bom trabalho foi feito, mas ainda permanecem por resolver dois assuntos críticos: as pesca, que é essencial para milhares de pessoas que vivem dessa atividade, e a criação de igualdade de oportunidades, que é crucial para haver equidade [de concorrência] para as nossas empresas da UE”, disse Von der Leyen na entrada do encontro.

As negociações sobre as relações futuras da UE com o Reino Unido estão em um impasse perto do fim do período de transição. Ontem, a presidente da Comissão Europeia disse que queria um entendimento, mas que não aceitaria um acordo a qualquer custo.