Volátil, Ibovespa registra 6º fechamento seguido em queda

775

São Paulo – O Ibovespa passou por uma sessão extremamente volátil hoje e registrou o sexto fechamento consecutivo em queda acompanhando a deterioração do ambiente de negócios em Wall Street em meio à entrevista coletiva do presidente do Federal Reserve Bank, Jerome Powell.

Apesar da manutenção dos estímulos pelo Fed na reunião encerrada hoje, os comentários de Powell sobre os impactos da pandemia sobre a economia somaram-se a lucros decepcionantes e a receios quanto à crescente especulação em relação a empresas de tecnologia para pesar sobre os índices de Nova York e arrastaram consigo o Ibovespa, que recuou 0,49%, para 115.882,30 pontos.

O dólar comercial fechou em forte alta de 1,55% no mercado à vista, cotado a R$ 5,4060 para venda, em sessão de correção – após a queda mais intensa desde 8 de junho de 2018 ontem -, além de acompanhar a aversão ao risco externa, com investidores digerindo o avanço da covid-19 no mundo e a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Aqui, o endividamento público volta a preocupar o mercado.

O analista de câmbio da Correparti, Ricardo Gomes Filho, destaca que a divulgação de indicadores econômicos na Ásia e na Europa e balanços corporativos piores do que o esperado, além da possibilidade de prolongamento da crise provocada pelo novo coronavírus, agora, em meio ao atraso na entrega de vacinas à União Europeia, “formaram” um ambiente negativo para os ativos globais, levando ao fortalecimento do dólar.

Já as taxas dos contratos de juros futuros (DIs) encerraram a sessão sem uma direção única e com leves oscilações, ainda sob efeito do tom duro (“hawkish”) na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), indicando um aperto na Selic em breve. Os investidores ampliaram a reação da véspera, com o trecho curto mais pressionado, enquanto os vértices mais longos caíram, na contramão do dólar, digerindo também o plano de financiamento da dívida pública (PAF) para este ano, um dia antes do tradicional leilão de títulos públicos.

Nos EUA, Wall Street sucumbiu à combinação do movimento especulativo, de resultados corporativos decepcionantes e das preocupações com a covid-19 e teve o seu pior desempenho dos últimos meses, com os principais índices do mercado de ações norte-americano terminando o dia com mais de 2% de queda.

Confira abaixo a variação e a pontuação dos principais índices de ações dos Estados Unidos no fechamento:

Dow Jones: -2,05%, 30.302,31 pontos
Nasdaq Composto: -2,61%, 13.270,60 pontos
S&P 500: -2,56%, 3.750,80 pontos