Vice-ministro de Finanças da China viaja aos EUA

530

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O vice-ministro de Finanças da China, Liao Min, vai aos Estados Unidos amanhã para preparar a próxima rodada de negociações entre as delegações comerciais dos dois países, prevista para o início de outubro, em Washington.

O Ministério do Comércio da China disse, por meio de um breve comunicado, que Liao foi convidado “para realizar consultas com os Estados Unidos sobre questões econômicas e comerciais, e prepare-se para a décima terceira rodada consultas de alto nível sobre comércio sino-americano”.

A China e os Estados Unidos estão envolvidos em uma disputa comercial desde o ano passado, com a aplicação de tarifas mútuas a diversos produtos importados, enquanto realizam reuniões periódicas para tentar chegar a um acordo.

Na semana passada, os dois países ofereceram concessões, com a China isentando de tarifas a soja, a carne de porco e outros produtos agrícolas norte-americanos. Pequim também divulgou duas listas com 17 itens que ficarão isentos de taxas de 25% por um ano, a partir de 17 de setembro.

Já os Estados Unidos adiaram em duas semanas, para o dia 15 de outubro, a alta planejada de 25% para 30% na alíquota das tarifas aplicadas a US$ 250 bilhões em produtos importados da China.