Via compra CNT, de logística, para acelerar entregas do e-commerce

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São Paulo – A Via, dona da Casas Bahia, celebrou contrato de aquisição de 100% do capital social da logtech CNT, para acelerar a oferta de serviços de logística para comércio eletrônico. O valor da transação não foi informado.
“A transação traz diluição de custos logísticos e contribui para aumento do NPS (Net Promoter Score) da Via; elevação do valor do cliente ao longo do tempo e redução do custo de aquisição dos novos clientes (CAC). Adicionalmente, a aquisição da CNT expande o portfólio de serviços para os parceiros do nosso ecossistema atual, gerando oportunidades de cross-sell de forma agnóstica a atuais e potenciais novos parceiros ou indústrias buscando soluções completas de e-commerce”, disse a companhia, em fato relevante.
A companhia disse que o valor da transação é composto por uma parcela fixa e uma variável (earn-out), esta última condicionada ao atingimento de metas de desempenho e à permanência dos principais executivos da CNT à frente do negócio. Considerando apenas a parcela fixa do preço, a transação implica em um múltiplo de cerca de 0,20 vez GMV de 2021, disse a Via.
“Já temos um closing feito, temos capacidade de armazenamento que contemple o crescimento dos próximos dez anos, conseguimos alocar depósitos e outros investimentos que teríamos que fazer em tecnologia e automação”, comentou o diretor executivo da companhia, em teleconferência com investidores nesta manhã.
O valor da aquisição não foi divulgado. Os executivos limitaram-se a dizer que o investimento na aquisição “não ofende o balanço da companhia”. Eles também ressaltaram que a companhia adquirida não é consumidora de caixa, não exigirá investimentos e até ajudará a reduzir custos, mas não detalharam nem ofereceram projeções em relação às sinergias.
“De 1,2 milhão de m2 que a Via já possui em sua operação logística(excluindo as áreas das lojas), até 250 mil m2 serão alocados para operações de fulfillment e full commerce, servidos por uma frota de mais de 4.000 veículos e cobertura em todas as 5.570 cidades brasileiras”, informou, no comunicado sobre a aquisição.
A CNT possui dois centros de distribuição estrategicamente localizados em Barueri (SP) e Serra (ES) e sua carteira de clientes conta com um portfólio diversificado de marcas de renome como Café Pilão, Goodyear, Gradiente, CIMED, Jafra, Santa Lolla e Kraft Heinz. “Seu churn de 5% e a taxa de retenção de 92%, dados que confirmam o valor agregado das soluções e serviços ofertados pela CNT”, disse a Via, em comunicado.
Seus sócios-fundadores, que se tornarão executivos da Via, possuem mais de 15 anos de sucesso empreendendo nos segmentos de tecnologia,logística e e-commerce.
Em comunicado, a Via informou que a CNT é “uma logtech especializada em ofertas completas para operações de e-commerce, multimarketplace e plataformas no modelo plug&play, atuando em fulfillment e full commerce (white label) através de soluções personalizadas e baseada em tecnologias proprietárias, com experiência de 11 anos na operação de fulfillment e 4 anos na operação de fullcommerce.”