Vendas do Carrefour crescem 14,5% no 1° trimestre de 2022

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Foto divulgação: Carrefour

São Paulo – O Carrefour Brasil divulgou na noite de ontem o balanço do primeiro trimestre de 2022. As vendas brutas somaram R$ 20,8 bilhões, alta de 14,5% em comparação ao mesmo período de 2021. As vendas líquidas chegaram a R$ 18,8 bilhões, uma elevação de 14,8% sobre as vendas do mesmo trimestre do ano passado, impulsionado principalmente pelo sólido crescimento na categoria alimentar em todos os segmentos.

O lucro líquido ajustado chegou a R$ 421 milhões, crescimento de 0,2% em relação ao mesmo trimestre de 2021. O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado cresceu 13,3%, somando R$ 1,2 bilhão.

Segundo a companhia, o desempenho foi impulsionado principalmente pelos bons resultados nas lojas do Atacadão, que teve crescimento de 18,6%, atingindo R$ 15 bilhões de vendas brutas no primeiro trimestre de 2022.

O resultado é reflexo da combinação de crescimento robusto de 9,2% LfL a/a e da expansão de 9,7% a/a. O digital acelerou e já representa 2,3% das vendas totais do Atacadão. O efeito calendário foi de -0,7%.

O resultado financeiro líquido fechou negativo em R$ 330 milhões, alta de 124,5% em relação ao mesmo período de 2021.

Já a margem Ebitda (Ebitda sobre receita líquida) ajustada atingiu 6,6% no período, baixa de 0,1 ponto percentual (p.p.) em comparação a registrada no primeiro trimestre de 2021.

O lucro bruto totalizou R$ 3,7 bilhões, avanço de 14,7% em relação ao mesmo trimestre de 2021. A margem bruta foi de 19,8%, basicamente a mesma ocorrida no primeiro trimestre de 2021.

O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 1,45 vez em março/22, queda de 0,08 vez em relação ao mesmo período de 2021.

O volume bruto negociado (GMV, na sigla em inglês) total atingiu R$ 1,1 bilhão, crescendo 50,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento de alimentos foi forte nos canais físico e digital, com este último crescendo 2,5x, impulsionado pela escalabilidade do Atacadão e pela recente iniciativa de picking in store do varejo.

A dívida líquida da companhia ficou em R$ 6,365 bilhões no final de março de 2022, crescimento de 10,9% em relação ao mesmo período de 2021.

O Capex Total foi de R$ 274 milhões, queda de 51,4% na base anual, reflexo de um ritmo menor de aberturas no primeiro trimestre.

Em seu relatório, a companhia disse que a expansão continuou forte no primeiro trimestre de 2022, com a inauguração de duas lojas Cash & Carry, totalizando 252 lojas até o final de março. O Atacadão abriu 37 lojas e 3 Atacados nos últimos 12 meses, o que contribuiu com 9,7% para o crescimento do faturamento. Há 7 lojas no pipeline da companhia a serem inauguradas em breve.

Destaque também para os produtos de marca própria, que representaram 19,7% das vendas líquidas totais de alimentos, +4,8 p.p. a/a (+384 SKUs) e +0,3 p.p. vs 4T21. Os volumes tiveram outro forte trimestre de crescimento de dois dígitos em 20% a/a.

Banco Carrefour

O Banco Carrefour encerrou o primeiro trimestre com outro sólido desempenho, com faturamento de R$ 12 bilhões, aumento de 10,6% em relação ao primeiro trimestre de 2021, impulsionado tanto pelo cartão de crédito Carrefour (+7,8% ou +R$ 547 milhões) quanto pelo Atacadão cartão de crédito (+15% ou +R$ 544 milhões).

“Como consequência do cenário atual e destacando a relevância de nossos produtos para os clientes, a propensão a financiar, que representa a parte de nossa carteira que gera juros, atingiu um recorde histórico. A receita operacional do Banco Carrefour atingiu R$ 988 milhões em período, alta de 30,9% em relação ao primeiro semestre de 2021”, detalhou o comunicado.

BIG

As vendas brutas do Grupo BIG atingiram R$ 23,2 bilhões no FY 21 ou -7,1% a/a, afetadas pela forte base de comparação de 2020, que foi impulsionada pelo ambiente de pandemia. Em uma comparação de dois anos, no entanto, as vendas permaneceram relativamente estáveis.

Uma das iniciativas implementadas pelo Grupo é a expansão do canal digital, que totalizou R$ 810 milhões no FY 21, +334 a/a. O BIG lançou suas operações 1P muito recentemente e o ramp-up tem sido rápido. A penetração atingiu 6,9% no Varejo e 1,1% no Cash & Carry.

Por fim, a companhia reafirmou seu guidance de contribuição de sinergias de pelo menos R$ 2 bilhões para o Ebitda Ajustado até 2025. Os ganhos serão refletidos em três escopos: Grupo BIG (densidade de vendas, sinergias de compras diretas e indiretas e eficiência administrativa); Grupo Carrefour Brasil (principalmente compras diretas e indiretas), bem como o Banco Carrefour (oferta de crédito no escopo do Grupo BIG).