Venda de carros na China cai 3,6% em novembro em base anual

655

São Paulo – As vendas de automóveis na China caíram pelo 17 mês seguido, segundo informações da Associação Chinesa de Produtores Automobilísticos (CAAM, na sigla em inglês), refletindo a contração econômico pela qual o país passa no momento.

Segundo o órgão, houve uma queda de 3,6% nas vendas em novembro em comparação com o mesmo período no ano anterior. Embora tenha havido baixa, o número foi melhor do que no mês passado, quando os números mostraram uma redução de 4.0% nas vendas em comparação com outubro de 2018.

Em relação a outubro, novembro mostrou uma alta de 7,6% nas vendas de carros. Já a produção continua crescendo, com aumento de 13% em comparação com o mês passado e 3,8% em relação a novembro de 2018.

No acumulado do ano, os números mostraram baixa, com queda no volume de produção e vendas em 9% e 9,1% respectivamente em relação ao mesmo período do ano anterior.

Houve queda nas vendas de veículos de passeio também, com diminuição de 5,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado, de janeiro a novembro, a baixa foi de 10,5% em mesmo nível de comparação.

Dentro desse grupo, houve também queda nas vendas de automóveis de marcas chinesas. Segundo o órgão, houve baixa de 11,4% em relação ao ano anterior, o que representou 39,2% do total de vendas de veículos de passei, 2,7 pontos percentuais (pp) a menos do que em novembro de 2018.

Julio Viana / Agência CMA