Venda de aços planos atinge 288 mil toneladas em julho, aponta Inda

Por Wilian Miron

São Paulo – As vendas de aços planos aumentaram 4,3% em julho deste ano em relação ao mesmo período de 2018, ficando em 288,0 mil toneladas, segundo dados do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda). Na comparação com junho, a alta é de 16,4%.

As compras de aços planos recuaram 2,7% em julho, ante o mesmo mês de 2018, com volume de 276,6 mil toneladas. Com relação a junho, houve elevação 20,2%. Os estoques em julho sofreram queda de 1,5% ante o mês anterior, atingindo montante de 726,7 mil toneladas. O giro dos estoques fechou em 2,6 meses.

As importações caíram 12,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, com volume de 97,2 mil toneladas. Ante o mês anterior, houve elevação de 50,2% nos embarques.

PROJEÇÕES

Para agosto de 2019, o instituto tem expectativa de que tanto as vendas quanto as compras da rede associada se mantenham estáveis. Já a perspectiva para o ano é de alta de 5%, ante previsão anterior de crescimento de 10% no ano.

Segundo o presidente do Inda, José Carlos Loureiro, a melhora na economia e na demanda por aço está mais fraca do que o esperado em 2019 e não há perspectiva de melhora no curto prazo.

“O segundo semestre pode até ser melhor, mas dificilmente vai ter uma recuperação muito boa, mas a gente não está sentindo recuperação no curto prazo”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com